Buscar
  • Nutry4You

Você sabia? A falta de Vitamina D e a Depressão



O que é Vitamina D?


Conhecida comumente como a Vitamina do Sol, a Vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel, considerado um dos mais essenciais para o funcionamento do corpo humano, além da sua função mais conhecida de aumento de imunidade, ela é responsável também por outras atividades, como regulação do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina, entre outros.


Ela, que controla 270 dos nossos genes (inclusive as células do sistema cardiovascular), é uma das Vitaminas imprescindíveis para o combate a diversas doenças, principalmente as autoimunes. Entretanto, a falta de Vitamina D acomete muitas pessoas no dia a dia, já que cerca de 80% da necessidade diária pode ser adquirida pela exposição diária ao sol, e 20% pela ingestão alimentar.


O que a Vitamina D tem a ver com Depressão?


Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. No nosso país, cerca de 5,8% da população sofre com a depressão. Afetando um total de 11,5 milhões de pessoas anualmente, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas.


A falta de vitamina D pode ser um fator de risco para a depressão! Um estudo realizado com pessoas acima de 50 anos concluiu que a carência deste nutriente pode aumentar em até 75% as chances de desenvolver um quadro depressivo. Parra reforçar essa hipótese, alguns estudiosos dizem que há uma redução estatisticamente significativa nos sintomas depressivos e uma redução clinicamente significativa na depressão após a suplementação de vitamina D, sendo capaz de melhorar os sintomas depressivos e diminuir o risco de suicídio e o risco cardiovascular em pacientes com depressão.


Como obter Vitamina D?


A Vitamina D se encontra em alimentos de origem animal e na luz do sol. As comidas não possuem uma quantidade de Vitamina D necessária para suprir a nossa necessidade diária. Entretanto, a exposição ao Sol de 15 a 20 minutos diariamente é o que nos auxilia a obter essa vitamina.


Além disso, para evitar a carência desta Vitamina, é preciso fazer a suplementação diária. A ingestão de Cápsulas de Vitamina D é essencial para manter o corpo em dia, a imunidade alta, e evitar diversas doenças.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Posso tomar colágeno durante a Gravidez?

Sabemos que Gravidez é um dos momentos mais importantes, e muitas vezes, mais delicados da vida de uma mulher. Se você já consumia colágeno antes de engravidar, e hoje se pergunta se pode continuas a

Diabéticos têm mais deficência de vitamina D

A Vitamina D é essencial para o funcionamento do corpo humano por inúmeras razões. Ela é produzida em resposta à exposição à luz solar, por meio da alimentação, e principalmente através da suplementaç

Como escolher um bom colágeno

O colágeno é uma proteína que o nosso próprio organismo produz quando algumas substâncias como vitamina C estão presentes. Presentes em praticamente tudo no nosso corpo, existem diversas categorias de