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Alimentação e a Vitamina D


O que é a Vitamina D?


Conhecida comumente como a Vitamina do Sol, a Vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel, considerado um dos mais essenciais para o funcionamento do corpo humano, além da sua função mais conhecida de aumento de imunidade, ela é responsável também por outras atividades, como regulação do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina, entre outros.


Ela, que controla 270 dos nossos genes (inclusive as células do sistema cardiovascular), é uma das Vitaminas imprescindíveis para o combate a diversas doenças, principalmente as autoimunes. Para ter a dose perfeita de Vitamina D, é ideal estar exposto ao sol 15 minutos entre as 10h e as 12h ou entre as 15h e as 16h30.


Como funciona?


Por ação da radiação solar ocorre a síntese da 7-dihidrocolesterol(pró-Vit D3) presente na pele, que é transformada na forma ativa vitamina D3. Entretanto, podemos absorver Vitamina D por meio de alimentação, já que entendemos que no nosso dia a dia, o contato e exposição ao sol não é suficiente para que os níveis de Vitamina D estejam altos o suficiente.


Quais alimentos possuem Vitamina D?


A tabela a seguir indica a quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento:


Vitamina D por cada 100 gramas de alimento

  • Óleo de fígado de bacalhau - 252 mcg

  • Óleo de salmão - 100 mcg

  • Salmão - 5 mcg

  • Salmão defumado - 20 mcg

  • Ostras - 8 mcg

  • Arenque fresco - 23,5 mcg

  • Leite fortificado - 2,45 mcg

  • Ovo cozido - 1,3 mcg

  • Carnes (frango, peru e porco) e vísceras em geral - 0,3 mcg

  • Carne de boi - 0,18 mcg

  • Fígado de galinha - 2 mcg

  • Sardinha enlatada no azeite - 40 mcg

  • Fígado de boi - 1,1 mcg

  • Manteiga - 1,53 mcg

  • Iogurte - 0,04 mcg

  • Queijo cheddar - 0,32 mcg

Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/


A Vitamina D dos alimentos é o suficiente?


Entretanto, usualmente a Vitamina D consumida nos alimentos não é o suficiente para chegar à dose diária essencial de Vitamina D. A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia. Por isso, para evitar a carência desta Vitamina, é preciso fazer a suplementação diária. A ingestão de Cápsulas de Vitamina D é essencial para manter o corpo em dia, a imunidade alta, e evitar diversas doenças.





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